terça-feira, 18 de novembro de 2014

Semana 1: Tecnologias e educação


 


I. Vamos começar nossa primeira semana com uma discussão sobre as tecnologias na educação. Leia o trecho de Piva Jr. (2013) e discuta-o com seus colegas considerando os seguintes questionamentos:

a) Você acredita que a internet mudará o sistema educacional? Por quê?

b) As tecnologias causam ou aumentam a (ex)(in)clusão social? Por quê?

c) Os professores estão preparados para usarem tecnologias no contexto educacional? Por quê?

"O avanço tecnológico nos proporciona novas e ricas oportunidades de trocar ideas com o mundo todo. O planeta é uma rica aldeia na qual as pessoas podem comunicar-se com qualquer outra pessoa, em qualquer parte do planeta, quando quiserem.
Os computadores, os tablets e a internet, queiramos ou não, já são realidade em inúmeras instituições educacionais. Dessa forma, essas vias didáticas devem ser percorridas em conjunto entre aluno e professor, isto é, os docentes não devem ser os retentores do conhecimento, mas sim guias, para que seus aprendizes possam chegar a ele.
A internet é uma ferramenta maravilhosa para a educação em geral, do ensino de línguas estrangeiras ao ensino de ética e cidadania. Ela permite o fácil acesso de professores e alunos a uma infinidade de materiais informativos originais e atualizados sobre todos os assuntos da cultura-alvo. Por meio da internet, podemos compartilhar informações residentes em computadores de qualquer parte do mundo, desde que estejamos conectados à rede mundial.
O professor que pretende manter-se na profissão deve não só aprender a utilizar a internet, mas, principalmente, saber como utilizá-la de forma pedagógica, envolvendo e guiando os alunos de forma efetiva e eficiente, priorizando  a qualidade da informação." (PIVA JR, 2013, p. 59-60)



REFERÊNCIA

PIVA JR, D.  Sala de aula digital: uma introdução à cultura digital para educadores. São Paulo: Saraiva, 2013.

Foto
www.google.com.br/search






Nenhum comentário:

Postar um comentário